Crash é um personagem icônico do mundo dos videogames. Desenvolvido originalmente pela Naughty Dog, o marsupial se destacou em jogos de aventura e plataforma. No entanto, com o passar do tempo, a franquia evoluiu e passou a explorar outros gêneros, como luta e RPG. Neste artigo, veremos como Crash evoluiu nos jogos Mind Over Mutant e Crash of the Titans.

Mind Over Mutant foi lançado em 2008 e é a sequência direta de Crash of the Titans. O jogo foi desenvolvido pela Radical Entertainment e publicado pela Sierra Entertainment. A história do jogo começa após os eventos de Crash of the Titans. Neo Cortex foi derrotado, mas a máquina que ele usava para controlar mutantes ainda está ativa. A máquina está agora sob controle de uma nova vilã chamada Nina Cortex, sobrinha de Neo Cortex. Crash precisa se unir a seus amigos mutantes para salvar o mundo.

A jogabilidade de Mind Over Mutant é semelhante à de seu antecessor. Crash ainda pode controlar mutantes para lutar contra seus inimigos. No entanto, existem algumas novidades. O jogo agora tem uma área central onde o jogador pode se mover livremente. Além disso, há uma nova mecânica chamada Titãs que permite que o jogador jogue com gigantes mutantes que podem destruir quase tudo em seu caminho.

Outra mudança notável em Mind Over Mutant é a adição de mais personagens jogáveis. Além de Crash, o jogador pode controlar até seis outros personagens, incluindo Coco, Crunch e Tiny Tiger. Cada personagem tem suas próprias habilidades e mecânicas, o que torna o jogo muito mais interessante.

Crash of the Titans foi lançado em 2007 e também foi desenvolvido pela Radical Entertainment. O jogo é considerado um reinício da franquia, com uma nova história e jogabilidade. A história do jogo começa quando Neo Cortex captura as vítimas da ilha de Wumpa para criar um exército de mutantes. Crash precisa resgatar seus amigos e impedir Cortex.

A jogabilidade de Crash of the Titans é mais focada em combate do que nos jogos anteriores da franquia. Em vez de apenas saltar sobre inimigos e coletar frutas, o jogador agora pode controlar mutantes para lutar contra inimigos. O jogo também possui um sistema de upgrade, permitindo que o jogador evolua seus mutantes para se tornarem mais fortes.

Outra mudança significativa em Crash of the Titans é a adição de Quick Time Events (QTEs) em batalhas de chefes. Se o jogador falhar em executar os QTEs, o Chefão pode recuperar sua saúde ou até mesmo derrotar o jogador. Isso torna as lutas dos chefes mais desafiadoras do que nos jogos anteriores.

Em conclusão, a franquia Crash evoluiu muito nos jogos Mind Over Mutant e Crash of the Titans. Ambos os jogos incluem novas mecânicas e personagens jogáveis. Enquanto Mind Over Mutant se concentra mais na exploração e na adição de gigantes mutantes, Crash of the Titans tem um foco maior em combate e chefões desafiadores. Ambos os jogos oferecem uma experiência de jogo única e são imperdíveis para fãs de Crash.