O Oscar é uma das maiores cerimônias de premiação do cinema mundial. Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolhe os melhores filmes, atores, diretores e outros profissionais do cinema para receberem a cobiçada estatueta dourada.

Entre as categorias mais esperadas está a de melhor filme. Na corrida pelo prêmio, sempre há um ou dois filmes que se destacam, ganhando o favoritismo da crítica e do público em geral. Este ano, esse filme é Nomadland, dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand.

Mas o que faz um filme se tornar o favorito ao Oscar de melhor filme? Isso pode ser explicado por vários fatores que vamos explorar a seguir.

Um dos principais fatores é a qualidade artística do filme. O Oscar é uma premiação que valoriza o aspecto artístico e técnico dos filmes, como fotografia, direção de arte, roteiro e atuação. Quando um filme é bem avaliado nesses aspectos, ele tem mais chances de ganhar a estatueta de melhor filme.

Outro fator importante é a campanha de marketing feita pelos estúdios. A indústria cinematográfica é altamente competitiva e a campanha de marketing tem um grande impacto no resultado final. Os estúdios gastam milhões de dólares em publicidade, distribuição e exibição para apresentar seus filmes aos votantes da Academia e convencê-los a votar em seus filmes.

Além disso, o momento em que o filme é lançado também pode influenciar em suas chances de vitória. Os filmes lançados no final do ano, na época de premiações, têm mais visibilidade e ficam mais frescos na memória dos votantes. Isso pode explicar por que muitos filmes premiados são lançados perto do fim do ano.

Outro fator que pode influenciar é o tema abordado pelo filme. Filmes que tratam de assuntos relevantes, como questões sociais e políticas, ou que têm uma mensagem forte, muitas vezes chamam mais atenção e ganham mais votos na hora da premiação.

No caso de Nomadland, o filme aborda a vida dos nômades modernos nos Estados Unidos, explorando temas como a desigualdade social, a solidão e a busca por liberdade. Além disso, o filme é aclamado pela crítica por sua qualidade técnica e artística, o que aumentou suas chances de vitória.

Mas, como em toda premiação, o favoritismo não é uma garantia de vitória. Já houve muitos casos em que filmes considerados favoritos acabaram não levando o prêmio, como foi o caso de La La Land em 2017, quando Moonlight foi o vencedor do Oscar de melhor filme.

De qualquer forma, o favoritismo ao Oscar de melhor filme é um sinal de reconhecimento da qualidade do cinema e do trabalho dos profissionais envolvidos na produção. E, no caso de Nomadland, é um merecido reconhecimento do talento de Chloé Zhao e do elenco e equipe do filme.

Em suma, o favoritismo ao Oscar de melhor filme pode ser explicado por vários fatores, que vão desde a qualidade artística do filme até a campanha de marketing e o momento de lançamento. No caso de Nomadland, esses fatores se combinaram para tornar o filme o grande favorito da premiação deste ano. Resta agora aguardar a cerimônia de premiação e ver se essa aposta se confirmará ou não.