State of Decay é um jogo de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico zumbi. Lançado em 2013, o jogo também inclui elementos de gerenciamento de recursos, como suprimentos e sobreviventes. Desenvolvido pela Undead Labs e publicado pela Microsoft Studios, o jogo teve um grande sucesso inicial. Muitos jogadores ficaram atraídos pela jogabilidade única e atraente, que envolvia construção de bases, luta contra zumbis e busca de recursos.

No entanto, não demorou muito para que os jogadores começassem a enfrentar problemas de instabilidade e problemas técnicos. O jogo era propenso a travar, e muitos relatavam experiências frustrantes, o que levou à queda de popularidade. Algumas das críticas foram dirigidas à mecânica de combate, comportamento de IA dos personagens e experiência geral do jogo. Isso levou a críticas negativas e a uma descrença geral na qualidade do jogo.

Um dos destaques de State of Decay é sua mecânica de combate visceral. Os zumbis são perigosos e fortes, e enfrentá-los sem uma estratégia sólida pode rapidamente levar à morte. No entanto, mesmo essa mecânica pode se tornar confusa e frustrante, devido à tecnologia do jogo. Muitos jogadores relataram bugs de combate, como a sensação de que seus golpes não estavam conectando ou a frustração com as esquivas por vezes lentas.

Outra característica do jogo é a administração de recursos, que envolve a busca por alimentos, abrigo e outros itens necessários para sobrevivência. Aqui, também, o jogo pode falhar. Por vezes, os recursos necessários para manter a comunidade de sobreviventes viva simplesmente não aparecem. As missões também podem ser tediosas e repetitivas, portanto, esgotando rapidamente a paciência dos jogadores.

O State of Decay apresenta uma experiência de jogo única e emocionante para os seus jogadores. A combinação de sobrevivência, luta contra zumbis e gerenciamento de recursos é atraente para muitos jogadores. No entanto, os problemas técnicos e a falta de qualidade na experiência geral resultaram em uma queda de popularidade, tornando-se um estado de colapso dentro da comunidade de jogadores. Embora os desenvolvedores tenham trabalhado para corrigir problemas e melhorar a jogabilidade, a imagem geral do jogo continua a sofrer.